Infertilidade Masculina
Especialistas em infertilidade masculina da Begin Clinic em São Paulo, explicam as causas e tratamentos para a cura da infertilidade em homens.

Médicos Especialistas em Fertilidade Masculina
Begin Clinic - Clínica de Fertilização em São Paulo - SP
O que é infertilidade?
A infertilidade é a incapacidade do casal em conceber uma gestação após um ano de tentativas frequentes de relação sexual sem o uso de métodos contraceptivos.
Dados estatísticos internacionais mostram um aumento na incidência de infertilidade nos últimos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 15% da população mundial seja afetada por essa condição, o que resulta em redução da qualidade de vida e problemas de saúde física e mental.
Casais que tentam engravidar há 12 meses devem procurar uma investigação detalhada para identificar possíveis causas de infertilidade tanto na mulher quanto no homem.
A infertilidade conjugal é classificada em dois tipos: primária e secundária. A infertilidade primária ocorre quando o casal nunca engravidou apesar das tentativas por pelo menos um ano. Já a infertilidade secundária é caracterizada pela dificuldade em conceber uma nova gestação mesmo após ter ocorrido uma gravidez anterior ou um parto.
Como saber se o homem é infértil?
A dificuldade em alcançar uma gestação está relacionada a problemas na fertilidade masculina em 50% dos casos, de maneira isolada ou conjunta de alguma alteração feminina.
Tanto o homem como a mulher nunca devem ser taxados de estéril ou infértil isoladamente, e sim o casal deve ser investigado como um todo, buscando causas subjacentes de infertilidade ou subfertilidade que possam ser tratadas, e melhorias no estilo de vida de ambos os parceiros devem ser incentivadas.
Quais são os sintomas de infertilidade masculina?
A infertilidade masculina geralmente não apresenta sintomas visíveis, embora possa haver uma redução no volume da ejaculação tambémou associação com problemas relacionados a disfunção sexual.
Causas da infertilidade masculina
Diversas são as causas de infertilidade masculina, entre elas podemos destacar:
- Criptorquidia (testículo fora da bolsa testicular);
- Retirada cirúrgica do testículo;
- Tratamento com quimioterapia e radioterapia;
- Cirurgias para problemas prostáticos;
- Varicocele;
- Alterações hormonais;
- Alterações genéticas;
- Alterações na contagem espermatozoides;
- Alterações na morfologia espermatozoides;
- Alterações na motilidade dos espermatozoides (cerca de 40% dos casos).
Para conhecer também as causas da infertilidade feminina, clique aqui.
Quando e como investigar a infertilidade?
A investigação das causas de infertilidade masculina e feminina devem ser feitas em conjunto, nos casais que estão tentando engravidar por pelo menos um ano sem sucesso na obtenção da gravidez. Se a mulher tiver mais de 35 anos, recomenda-se essa investigação do casal a partir de um períodos de pelo menos seis meses de tentativas de gestação.
Exames de Fertilidade Masculina
Na investigação do casal infértil, além de uma anamnese bem detalhada, existem exames que devem ser solicitados para avaliação dos sinais de infertilidade masculina, como:
- Espermograma com morfologia de Kruger
- Pesquisa de fragmentação de DNA espermático
- Ultrassonografia da bolsa testicular
- Exames hormonais de fertilidade masculina
- Pesquisa de fatores genéticos relacionados à infertilidade masculina
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos exames específicos de fertilidade masculina a seguir.
Espermograma com morfologia de Kruger
O espermograma com morfologia de Kruger ainda é o principal teste de fertilidade masculina. Este exame é capaz de detectar alterações na contagem dos espermatozoides, na capacidade de movimentação das células espermáticas (motilidade) e na anatomia dos espermatozoides (morfologia de Kruger), todos esses, fatores que podem impactar na fertilidade masculina.
Pesquisa de fragmentação de DNA espermático
A fragmentação do DNA espermático acontece quando há perda da integridade da cadeia do DNA presente nos espermatozoides. Essa condição clínica reduz a capacidade de os espermatozoides fertilizarem o óvulo, comprometendo a taxa de fecundação e o número de embriões viáveis.
A pesquisa de fragmentação de DNA espermático está indicada na propedêutica avançada da infertilidade masculina, especialmente em casais que já realizaram tentativas de Fertilização in Vitro sem sucesso na obtenção da gestação, ou nos homens sem causas aparentes de infertilidade.
Ultrassonografia da bolsa testicular
A ultrassonografia de bolsa testicular tem como objetivo a avaliação de alterações anatômicas e funcionais dos testículos, órgãos responsáveis pela formação dos espermatozóides (gametas masculinos), que compõem o sêmen juntamente com as secreções prostática e seminal.
A ultrassonografia permite a avaliação de algumas condições que podem interferir na produção seminal, como:
- Varicocele (dilatação das veias da bolsa testicular);
- Hidrocele (acúmulo de líquido na bolsa testicular);
- Criptorquidia (persistência do testículo na cavidade abdominal);
- Hérnia inguinal;
- Tumores testiculares;
- Alteração do volume testicular.
A varicocele é detectada pela presença de dilatação das veias testiculares (veias que fazem parte do cordão espermático) e podem ser vistas no exame físico ou podem estar presentes apenas no exame ultrassonográfico. Sua dilatação pode dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen. Isso ocorre devido ao aumento da temperatura local no ambiente testicular, associado ao maior fluxo de sangue testicular relacionado à varicocele.
Exames hormonais de fertilidade masculina
Alterações hormonais estão entre as causas de infertilidade masculina e deve-se fazer uma avaliação detalhada do perfil hormonal masculino em casais inférteis, incluindo a dosagem sérica de hormônios como FSH, LH, Testosterona, DHEA, Androstenediona e Estradiol.
O uso de determinados medicamentos e a reposição de testosterona exógena também podem estar associados a alterações no perfil hormonal masculino e consequentemente levar a alterações na produção espermática.
A avaliação hormonal masculina é importante, sobretudo nos casais onde o parceiro apresenta alterações no espermograma, para investigação das causas de infertilidade masculina.
Infertilidade masculina por fatores genéticos
Doenças genéticas como a Síndrome de Klinefelter ou microdeleção do cromossomo Y são mais frequentes em homens inférteis e em casos de oligospermia severa ou azoospermia (ausência de espermatozoides no espermograma) deve-se realizar uma investigação genética específica no homem.
Para conhecer também os exames de fertilidade feminina, clique aqui.

Infertilidade masculina tem cura?
Sim! A infertilidade masculina tem cura a depender da causa, nos casos em que a remissão não é possível ainda assim existem outras opções de tratamento para alcançar a gravidez.
Tratamentos para infertilidade masculina
Tratamento da Azoospermia Não Obstrutiva
A ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado não é o ponto final na tentativa de paternidade com material genético próprio. É possível realizar a recuperação de espermatozoides testiculares para a realização da técnica de reprodução assistida conhecida como ICSI (injeção intracitoplasmática). Esse procedimento, chamado de TESE (extração de espermatozoides testiculares), pode ser realizado por meio de técnica cirúrgica convencional ou com o auxílio de um microscópio cirúrgico (microTESE).
Reversão de vasectomia
É o procedimento cirúrgico para reconstrução dos ductos deferentes e restabelecimento da capacidade de concepção espontânea. Esse procedimento é realizado sob anestesia com o auxílio de um microscópio e técnicas microcirúrgicas. Apresenta altas taxas de gestação espontânea em pacientes selecionados.
Recuperação de espermatozoides
A aspiração de espermatozoides do epidídimo (PESA) é indicada para homens que não desejam ou não são candidatos à reversão de vasectomia, possibilitando a paternidade por meio de técnicas de reprodução assistida. Esse procedimento pode ser realizado sob sedação e consiste na aspiração de espermatozoides através de punção do epidídimo com uma agulha.
Cirurgia para varicocele
Essa condição é a causa mais frequente de dificuldade de engravidar relacionada ao lado masculino. A varicocele possui um caráter progressivo, ou seja, quanto mais tempo de evolução, maiores as repercussões, podendo afetar a quantidade e a qualidade do sêmen, podendo até mesmo levar à azoospermia, ausência de espermatozoides no ejaculado.
O tratamento clássico é a correção cirúrgica com o auxílio de um microscópio cirúrgico. A cirurgia pode possibilitar uma gestação espontânea e também aumenta as chances de sucesso quando a FIV ou ICSI é necessária.
Existem também tratamentos para alterações hormonais, infecções genitais e alterações da ejaculação. A avaliação por uma equipe especializada em clínica de fertilização oferece uma análise direcionada e especializada, buscando alcançar a realização do sonho de formar uma família.

Você gostaria de saber se tem o diagnóstico de infertilidade masculina ou conhecer melhor os aspectos relacionados à sua fertilidade? Agende uma consulta na Begin Clinic!
Tratamentos de Reprodução Humana
Atendimento de excelência e humanizado, técnicas modernas e tecnologia avançada.

Begin Clinic
Clínica de Reprodução Humana em São Paulo - SP
A Begin Clinic é uma Clínica de Reprodução Humana em São Paulo - SP. Também atendemos pacientes de outras cidades e estados em todo Brasil e exterior, que buscam por tratamentos de excelência, com ginecologistas especialistas em infertilidade masculina.
Saiba mais sobre a Begin Clinic.
Dra. Ludmila Bercaire
CRM: 145773 | RQE: 49731 | RQE: 497311
Dra. Paula Vieira
CRM: 129376 | RQE: 69318